12/08/2007

Eu sou aquela gente horrorosa que viaja com as crianças


Eu sou aquela gente hor-ro-ro-sa que viaja com criancinhas (consegue ouvir o sotaque da Odete Roitman?). Tenho uma filha com rodinha nos pés, dois sobrinhos aventureiros e mil agregados que eu adoro levar junto pra folia. Sim, porque viajar com crianças é, principalmente, viajar para as crianças: adequar a viagem para que elas aproveitem da maneira das crianças o mundo diferente do seu. Quem leva as crianças pro mundo dos adultos, pro ritmo dos adultos pode saber muito de viagem, mas não de crianças. Para fazer uma boa viagem com crianças é preciso esquecer a Odete (e, às vezes, até o berço) para aprender a descobrir o mundo sob o grande olhar dos pequenos.

Eu sou aquela gente horrorosa que viaja com as criancinhas. Eu encaro o choro de dor de ouvido no avião. Eu ando com a saia suja de chocolate. Eu divido prato. Eu repito sobremesa. Eu encho garrafa d'água no bebedor. Eu penduro os maiôs molhados no fio pró-forma do chuveiro. Eu fico até o último minuto da diária - e se tiver spa no lugar, eu fico até o fim do dia e pago pelo banho ali. Eu troco toalha de banho. Eu troco toalha de piscina. Mas eu sou educadinha, Odete, e estou reaprendendo com o Planetinha: não levo nada do mar pra casa; não ligo ar condicionado com a janela aberta; não alimento os animais... e, um dia, vou conseguir viajar sem ligar a TV.

Nenhum comentário: